EM DEFESA DA FÉ APOSTOLICA: CURSO OBREIROS FORTES

teste

CURSO OBREIROS FORTES


Este curso tem o objetivo de ajudar na formação de obreiros  para trabalharem de forma eficiente nas igrejas e evangelização nas ruas, com o objetivo de resgatar a boa imagem da igreja evangélica mediante a população e o resgate de almas para o reino de Deus. Sou o Pastor Sergio Lourenço Junior do Conselho Internacional de Pastores, como Pastor tenho uma grande responsabilidade de transmitir-lhes as verdades bíblicas de modo simples, claro e objetivo, para que possam crescer tanto na graça como no conhecimento da palavra de Deus. É preciso expor-lhes a diferença entre uma vida de um obreiro forte, prometo a todos que quando terminar o curso você estará com uma nova mentalidade e idéias para sua vida eclesiástica.
MÓDULO 1 - TEOLOGIA MODERNA

O OBJETIVO DO ASSUNTO À INTRODUÇÃO À BÍBLIA

Este é o estudo introdutório e auxiliar das Sagradas Escrituras, para sua melhor compreensão, este estudo auxilia grandemente a compreensão dos fatos da Bíblia. Um ponto saliente nele é a história de como a Bíblia chegou até nós. A necessidade desse estudo é que, sendo a Bíblia um livro divino, veio a nós por canais humanos, tornando-se assim divino e humano, como também o é a palavra viva: Cristo que se tornou também divino e humano (João 1.1).

“Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus.”
(tradução linguagem de hoje)

“No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”
(tradução Ferreira de Almeida)

Através da Bíblia, Deus se revela em linguagem humana, para que o homem possa entendê-lo. Por essa razão, a Bíblia faz alusão a tudo que é terreno e humano. Ela menciona países, montanhas, rios, desertos, mares, climas, solos, estradas, plantas, produtos, minérios, comércio, dinheiro, línguas, raças, usos, costumes, culturas etc. Isto é Deus para fazer-se compreender, vestiu a Bíblia da nossa linguagem, adaptando-a ao modo humano de perceber as coisas.   

O QUE É A BÍBLIA?
É o livro que Deus revela sua palavra para o homem, com o intuito de ensinar, corrigir e instruí-lo pelo caminho que deve andar. Vejamos o que a Bíblia fala nos seguintes versículos:

2 Timóteo 3.16,17
“Toda a escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça. Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”
(tradução Ferreira de Almeida)

Josué 1.8
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”
(tradução Ferreira de Almeida)

Salmo 119. 105
Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.”
(tradução Ferreira de Almeida)

BÍBLIA UMA BIBLIOTECA
A Bíblia não é apenas um simples livro, mas uma repleta coleção composta pó 66 livros que foram inspirados por Deus. A palavra Bíblia não citada no texto das Sagradas Escrituras, consta apenas na capa, o nome vem do grego, a língua original do Novo Testamento. É derivado do nome que os gregos davam à folha de papiro preparada para a escrita “biblos”. Um rolo de papiro de tamanho pequeno era chamado “biblion” e vários destes eram uma “Bíblia”.
Portanto literalmente, a palavra “Bíblia” quer dizer coleção de livros pequenos. Com a invenção do papel, desapareceram os rolos, e a palavra biblos deu origem a livro, como se vê em biblioteca, bibliografia.
O nome Bíblia foi primeiramente aplicado às Sagradas Escrituras por João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla, no século 4. E porque as Escrituras formam uma unidade perfeita, a palavra Bíblia, sendo um plural, como acabamos de ver passou a ser singular, significando o Livro. Como Livro divino, a definição canônica da Bíblia é a revelação de Deus à humanidade.

MATERIAIS UTILIZADOS NA COMPOSIÇÃO DA BÍBLIA
A bíblia foi originalmente escrita em rolos, sendo cada rolo um livro. Os materiais utilizados para a reprodução dos escritos sagrados:
v Papiro: uma planta cuja entrecasca era usada para a escrita. O papiro também era chamado de junco.
v Pergaminho: feito a partir de peles de animais que curtidas e polidas. Melhor que o papiro seu uso também é mais recente.
v Papel: a invenção do papel se deu no século 2, pelos chineses. Bem mais tarde, em 1454, com a invenção da imprensa por Gutenberg, a bíblia foi o primeiro livro a ser impresso e o que teve maior circulação e influência entre os povos.

PORQUE CREMOS QUE DEUS É AUTOR DA BÍBLIA
A bíblia revela uma unidade perfeita e uma mensagem uniforme. Mesmo escrita ao longo de 16 séculos, por cerca de 40 escritores vindos de uma condição social e cultural diversa, ainda assim demonstra harmonia e coerência em todo o seu conteúdo, do primeiro ao ultimo livro. 

A ESTRUTURA DA BÍBLIA
A bíblia divide-se em duas partes principais: antigo e novo testamento, tendo ao todo 66 livros: sendo 39 no antigo testamento e 27 no novo testamento. A palavra testamento vem do termo grego “diatheke”, e significa: aliança, testamento é um documento contendo a última vontade de alguém quando à distribuição de seus bens, após sua morte.

O QUE É CÂNON?
Queremos dizer que, de acordo com padrões determinados e fixos, os livros incluídos nelas são considerados partes integrantes de uma revelação completa e divina, a qual é autorizada e obrigatória em relação à fé e a pratica.

O ANTIGO TESTAMENTO
O antigo testamento é formado por 39 livros, e foi escrito originalmente em hebraico, com exceção de pequenos trechos que o foram em aramaico. O aramaico foi a língua que Israel trouxe do seu exílio babilônico.  Há também algumas palavras persas. Seus 39 livros estão classificados em 4 grupos, conforme os assuntos a que pertencem: Pentateuco, históricos, poéticos e proféticos.

PENTATEUCO
São 5 livros que compõe: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Esses livros tratam da origem de todas as coisas, da lei e do estabelecimento da nação israelita. 

HISTÓRICOS
São 12 livros que compõe: Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. 

POÉTICOS
São 5 livros que compõe: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. São chamados poéticos, não porque sejam cheios de imaginação e fantasia, mas devido ao gênero do seu conteúdo. Alguns também os chamam de “Livros Devocionais”.

PROFÉTICOS
São 17 livros chamados proféticos, que vão de Isaías à Malaquias. Estão subdivididos em Profetas Maiores e Profetas menores, sua composição é: Profetas Maiores (Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel). Profetas Menores (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

O NOVO TESTAMENTO
É formado por 27 livros. Foi escrito em grego, não no grego clássico dos eruditas, mas no do povo comum, chamado “koinê”. Seu livros estão classificados em 4 grupos,  conforme o assunto a que pertencem: evangelhos, histórico, epístolas e profético. O terceiro grupo é também chamado doutrina.

EVANGELHOS
São os 4 evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João. Descrevem a vida terrena do Senhor. Jesus e seu glorioso ministério. Os três primeiros são chamados Sinópticos, devido a certo paralelismo que têm entre si. Todos os que os precedem tratam da preparação para a manifestação de Jesus Cristo e os demais são explicações de sua doutrina.

HISTÓRICOS
O livro de Atos registra a história da  igreja primitiva, seu viver, a propagação do evangelho, tudo através do Espírito Santo, conforme Jesus assim prometera.

EPÍSTOLAS
São 21  epistolas ou cartas, sendo subdivididas como Epístolas de Paulo ou Paulinas: Romanos, l Coríntios, ll Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses,   Colossenses, l Tessalonicenses, ll Tessalonicenses, l Timóteo, ll Timóteo, Tito e Filemon; as chamadas epístolas universais, que são: Tiago, l Pedro, ll Pedro, l João, ll João, lll João, Judas, e a espítola aos Hebreus.

PROFÉTICOS
É o livro de Apocalipse ou também chamado de revelação. Trata da volta pessoal do Senhor Jesus à terra e das coisas que precederão esse glorioso evento. Os livros do Novo Testamento também não estão situados em ordem cronológica, pelas mesmas razões expostas ao tratarmos do Antigo Testamento.

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ AS PESSOAS
O primeiro livro bíblico (Genesis) foi escrito por volta do ano de 1500 Antes de Cristo (A.C) e o ultimo (Apocalipse) por volta de 100 Depois de Cristo (D.C). Isto nos mostra que a Bíblia foi escrita num período total de aproximadamente 1600 anos. A formação desta coletânea se deu assim:
v  O antigo testamento: já existem na época de Jesus e era chamada de “As Escrituras”. Alguns acreditam que o cânon  antigo testamento com seus 39 livros, já estava formado na época de Esdras no século 5  Antes de Cristo (A.C).

LIVROS APÓCRIFOS
A igreja católica romana acrescentou sete livros “apócrifos” ao antigo testamento. A palavra grega apócrifo significa escondidos, ocultos, não genuínos. A maioria dos livros apócrifos  foi escrita no período intertestamentário. Embora não sejam considerados como livro inspirados pelo Espírito Santo, têm valor histórico. Alguns destes livros apócrifos e mais alguns acréscimos aos livros de Daniel e Ester foram introduzidos na bíblia pela igreja católica romana, no concilio de Trento, em 1546  Depois de Cristo (D.C). Jesus e os apóstolos jamais citaram um livro apócrifo, são eles: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque e 1º e 2º Macabeus.  

O QUE SERIA GEOGRAFIA BÍBLICA?
A geografia bíblica nada mais é do que o estudo das localizações, através de mapas da historia bíblica, desta forma podemos nos localizar nos territórios, onde  acontecerão os maiores e mais importantes fatos bíblicos.

EM QUE PARTE DO MUNDO SE PASSA AS HISTORIAS BÍBLICAS
A narrativa bíblica se passa bascamente, no Oriente Médio, região localizada no sudoeste da Ásia. Esta área é considerada uma confluência entre Oriente, a Europa  e a Ásia:
v Pison, que significa plenitude, e os grego chamam de Ganges.
v Giom, que significa que vem do Oriente, e os gregos chamam de Nilo, atravessa todo o Egito .
v Eufrates, que significa dispersão ou flor.
v Tigre, que significa estreito e rápido.
Estes dois últimos desembocam no Mar Vermelho e essa região é chamada de Mesopotâmia, que significa entre rios. Entretanto, a maior parte da historia bíblica se passa em um pedaço ainda menor de terra, Canaã, lugar onde Canaã filho de Cão se estabeleceu e que posteriormente, foi prometida a Abraão por Deus. Esta terra se estende do monte Hermom (ao norte) até o Mar Morto (ao sul) e de Dã até Berseba. Foi chamada de Palestina, palavra que derivou do termo filisteus, chamados pelos gregos de palaistinos e palestinos pelos romanos. Esta terra foi o lugar onde o Verbo se fez carne e habitou com seu povo e para onde Ele um dia voltará.


ENTENDENDO ALGO SOBRE O PECADO
É necessário que, primeiro, conceitue-se o que é pecado para então entender suas conseqüências. Em I João 3.4 diz assim:

Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Amados leitores vimos claramente que devemos andar segundo os conceitos de Deus, assim as pessoas que andam com Deus não podem e nem devem andar no pecado. O pecado é tudo aquilo que vai contra os conceitos cristãos, aquilo que leva o homem a caminhar de forma errada e com valores imorais. Coisas como a mentira, o medo, idolatria, pornografia, infidelidade entre outros, tudo isso leva você para longe de Deus, assim devemos nos policiar para andarmos longe de tais coisas, de forma que você rejeite o pecado e abra o seu coração para Deus.

A ORIGEM DO PECADO
O pecado teve sua origem no coração de satanás, quando o mesmo quis orgulhosamente se comparar com Deus, ele queria ser igual ou melhor que Deus, vejamos o que esta escrito em Ezequiel 28.15 diz assim:

Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Amados leitores vimos claramente que satanás, que era um querubim ungido para defender e proteger aqueles que habitavam entre pedras preciosas no jardim do Éden, que era o jardim de Deus, conforme descrito em  Ezequiel 28.13,14 quediz assim:

Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Para entendermos melhor todos estes acontecimentos vejamos agora o que esta escrito no livro de APOCALIPSE 12.9:

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Vemos que todo o pecado teve seu começo a partir de satanás, e deis de então ele vem enganando, seduzindo o homem para cair em suas armadilhas pecaminosas, com o objetivo de afastar você da gloriosa presença de Deus, te desviando da vida cristã.  

A QUEDA DO HOMEM
Satanás ficou irado quando foram tirados todos os privilégios celestiais, com isso ele queria se vingar de Deus, e achou uma oportunidade na obra prima de Deus o homem.  A partir deste momento satanás começa a fazer e executar seu plano vingativo contra Deus, neste plano ele arquitetou a queda do homem, levando Adão e Eva a desobedecerem as ordens de Deus, e assim dar ouvidos as palavras enganosas, podemos confirmar este contexto no livro de Genesis 3,  veremos agora o que esta escrito no livro de ROMANOS 5.12 e 19:

Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.
Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Vemos um claro resumo nestes dois versículos, porem eles se renderão a satanás assim abrindo as portas para a queda de todos os homens da terra.  Vemos que o princípio fundamental do pecado é o egoísmo e a rebelião. Na queda de satanás, o mesmo apelou para tudo que podia despertar o egoísmo e rebeldia  de Adão e Eva, eles foram seduzidos por satanás para acreditar que seriam iguais a Deus, possuindo todo o conhecimento do mundo. E desta forma o pecado entrou no mundo, assim Deus teve que dotar o homem de capacidade de escolha. 



A UNIVERSALIDADE DO PECADO
Vemos na bíblia que através de Adão, que foi o primeiro homem do mundo, entrou o pecado no mundo, vejamos o que diz em Romanos 5.12:

Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Sendo toda a humanidade descendente de Adão, carrega com sigo a marca do pecado, ou seja já nasceu em pecado, vejamos o que diz em Salmos 51.5:

Eis que eu nasci em iniquidade, e em pecado me concedeu minha mãe.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Vimos claramente que o homem já nasce com a marca do pecado, ou seja com uma natureza pecaminosa, e esta natureza vai se desenvolvendo, levando o homem para longe de Deus e assim levando o homem a cometer os atos pecaminosos. Então os atos pecaminosos de Adão e sua família, nós gera conseqüências até os dias de hoje, atingindo toda a humanidade. Toda a miséria e condenação humana é gerada pelo pecado.

AS CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO
Uma vida no pecado traz altas conseqüências para sua vida, o pecado te leva a escravidão dos vícios, ódio, mentira, orgulho entre outros males. Alem de trazer:

JULGAMENTO: Adão quando pecou trouxe a raça humana a maldição do pecado, por isso todos deverão comparecer diante do tribunal de Cristo para prestar contas dos seus atos aqui na terra, vejamos a confirmação em 2 Coríntios 5.10 e Romanos 14.10:

Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou o bem ou o mal. (Tradução João Ferreira de Almeida)

Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus.
(Tradução João Ferreira de Almeida)


CONDENAÇÃO: o pecado nos traz condenação, se desobedecemos a palavra somos julgados pela palavra de Deus, vejamos a confirmação em João 12.48:

Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

CULPA: o pecado traz a culpa ao homem, e assim nos sétimos culpados diante de Deus, por isso somos julgados, vejamos a confirmação em Tiago 2.9-10:

Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo por isso condenados pela lei como transgressores. Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

MORTE: o pecado nos leva a morte física e espiritual, nos separando literalmente de Deus, podemos afirmar que o pecado é a morte, vejamos a confirmação em Romanos 6.23 e Apocalipse 20.14:

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

A NATUREZA DA PENALIDADE
A palavra de Deus nos ensina a penalidade em conseqüência do pecado é a morte, porem existem três tipos de morte, veremos cada uma destas mortes detalhadamente:
Morte física: o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus como um ser imortal. Ele não morreria se não desobedecesse ao Senhor. Porém, a sentença depois da desobediência foi cumprida, vejamos a confirmação em Genesis 2.16-17:

Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Então a partir deste momento Adão, ficou vulnerável a morte física, deixando assim de ser um ser imortal. Pois este foi o preço pelo pecado que ele cometeu.
Morte espiritual: este tipo de morte é entendido como uma grande separação entre Deus e o homem.  No exato momento em que Adão foi infiel a Deus, cometendo aquele pecado da desobediência, ele perdeu sua comunhão com Deus e morreu espiritualmente, vejamos a confirmação em Efésios 2.1-2:

Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Então podemos ver claramente que o pecado afastou Adão da comunhão com Deus, causado assim a sua morte espiritual, pois aquele que não tem comunhão com o Pai, esta morto espiritualmente.

Morte eterna: este tipo de morte é conseqüência da morte espiritual, que também é conhecida como a segunda morte, vejamos a confirmação em Apocalipse 20.6:

Bem - aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Para que o homem não passe por todo este processo, ele devera reatar fielmente a sua comunhão com Deus, e isso só pode ser feito de forma individual através de Jesus Cristo, vejamos a confirmação em João 11.25-26:

Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?
(Tradução João Ferreira de Almeida)

O REMÉDIO PARA O PECADO
Agora você deve esta se perguntado será que estou perdido para sempre? A resposta é muito simples, a palavra de Deus afirma em l João 1.9:

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Então vimos que temos uma chance ainda para nos salvar, tudo depende da gente se confessarmos nossos pecados a Jesus Cristo, estaremos perdoados. Vejamos o que diz l João 1.7:

O sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Então se confessarmos nosso pecados a Jesus Cristo, e confiarmos fielmente em Jesus esta remo purificado de todo o pecado, mais pra isso precisamos confiarmos e depositarmos toda a nossa fé em Jesus Cristo o filho do Deus altíssimos.  Foi Deus que preparou o sacrifício de Jesus Cristo, morrendo na cruz pelo pecador, assim podendo perdoar todos os pecadores, vejamos o que diz Mateus 1.21 e depois l João 3.5:

Ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados; e nele não há pecado.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Então assim vimos que Deus nos deu uma chance, Ele nos oferece a salvação, agora cabe a cada um recebê-la ou não, a opção é sua, pois se optar por recebê-la você terá que tomar as seguintes decisões:    

Arrepender-se: podemos considera este como o primeiro passo para a salvação, o arrependimento é uma tristeza enorme muito grade mesmo por ter cometido o pecado, pois ele traz a mudança da mente e do coração, vejamos o que diz Atos 2.38:

Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
(Tradução João Ferreira de Almeida)



Confessar: o segundo passo seria confessar seus pecados a Jesus Cristo, assim admitindo o seu pecado e confessando com a sua própria boca, assim você conta para Deus as suas falhas e pede para Ele te perdoar, vejamos o que diz Romanos 10.9-10:

Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Deixar o pecado: o terceiro passo é você abandonar aquela vida pecaminosa, não fazer mais uso das praticas erradas, vejamos o que diz em João 5.14 e depois 8:11:

Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Vemos claramente que Jesus deixou claro que não devemos viver uma vida de pecado, para finalizarmos podemos ver o que diz Provérbios 28.13:

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

VENCENDO O PECADO
Assim que conseguimos vencer o pecado, entramos no inicio de uma grade luta contra o pai do pecado satanás. Ele se tornou um grade inimigo pessoal, e precisa ser vencido, ele tentara de todas as formas possíveis e impossíveis enfraquecer e destruir a sua fé, tentado assim fazer você voltar para aquela vida pecaminosa.Vejamos o que diz em Tiago 4.7:

Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Vemos claramente que devemos em primeiro lugar se achegar a Deus, com louvores, adoração, oração e meditação da palavra, pois assim alimentaremos a nossa fé.  Vemos também que devemos nos policiar para assim rejeitar o pecado e resistir a satanás, pois ele não agüenta ver você com o coração alimentado pela fé em Cristo Jesus.

OS PECADOS JÁ FORAM PERDOADOS
O que você não pode esquecer e deve lembrar sempre é que todos os seus pecados já  foram perdoados. Vejamos o que diz em l João 1.9:

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Vemos neste versículo que Deus nosso Pai prometeu perdoar os pecados daqueles que se arrepende e confessa ao Pai seus pecados, agora vejamos o que diz em Isaias  43.25:

Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

A crucificação de Jesus Cristo o filho de Deus, é a segurança total que o cristão possui para sentir-se perdoado. Porque assim Jesus assumiu no calvário, todos os pecados da humanidade, vejamos o que diz em ll Coríntios 5.21:

Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. (Tradução João Ferreira de Almeida)

Quando Jesus foi crucificado levou sobre Ele todo o nosso pecado, este sacrifício de Jesus foi o suficiente para aniquilar totalmente o pecado e assim libertar o homem de tal escravidão. Porque todo o seu passado será esquecido por Deus quando aceitamos a Jesus como o nosso Senhor e Salvador. Assim agora é a hora de olharmos somente para Jesus Cristo o filho de Deus, vejamos o que diz emHebreus 12.1-2:

Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Vemos claramente que devemos olhar para Cristo e não olhar para trás, nem para aqueles que dão maus testemunhos e promovem escândalos. Precisamos nos firmar na palavra e na oração, olhado e focando só mente Jesus Cristo.

ACERTANDO O PASSADO
 Você precisa fazer um grade exame introspectivo, para analisar se coisas do passado, não estão te seduzindo ao pecado agora no presente, vejamos o que diz em I Coríntios 11.28:

Examine-se, pois, o homem a si mesmo.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Vemos claramente que devemos nos examinar a nos mesmos para vermos se ainda há em nossas vidas rastros do pecado ou algo que leve você a pecar, então a fim de que se desfaça de tais coisas, você devera analisar e se libertar de tudo aquilo que possa te encaminhar para o pecado. Pois você precisa ter sua consciência limpa, liberado o perdão de ofensa e outro. E assim devemos evitar o pecado, vejamos o que diz em JOÃO 5.14:

Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Então devemos nos livrar de tudo o que nos excite ao pecado, para que não pequemos mais, lembre-se que o pecado te leva a Morte física, Morte espiritual e Morte eterna. Mais se você cair em pecado lembre-se que Jesus é fiel e justo para te perdoar.

O PECADO NO PRESENTE
Após você ter aceito a Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador, não estará imune ao pecado, mais o habito maligno do pecado já não existe mais na sua vida de cristão, pois você deve se policiar para não pecar, vejamos o que diz em IJOÃO 2.1:

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
(Tradução João Ferreira de Almeida)



Vimos claramente que temos um advogado justo para advogar nossas causas, mesmo depois que você esta convertido, terá que enfrentar diariamente uma grade luta contra o pecado, mais se você por qualquer motivo venha pecar, será necessário que você se arrependa e confesse ao Senhor Jesus, só assim Ele pode te perdoar. 

CONFESSAR E DEIXAR O PECADO
Estamos chegando ao final desta primeira parte do nosso estudo bíblico, por isso gostaria de alertar a todos que não basta apenas você confessar seu pecado, você precisara tomar uma atitude, um ato de fé para deixar o pecado, vejamos o que diz em II Crônicas 15.1-3:

Então veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede, que saiu ao encontro de Asa e lhe disse: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, o achareis; mas se o deixardes, ele vos deixará. Ora, por muito tempo Israel esteve sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Vemos claramente que devemos abandonar o pecado e nos apegamos, achegamos mais a Deus, portanto a decisão é pessoal, somente você pode escolher entre ter uma vida com Deus e ter uma vida pecaminosa! Pois a escolha é sua!


O ARREPENDIMENTO
Vamos começar esta segunda fase do nosso estudo vendo o que a bíblia fala sobre o arrependimento, vejamos o que diz em Mateus 3.1-3:

Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. 
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Na primeira faze do nosso estudo falamos, explicamos tudo sobre o pecado, agora vemos que precisamos nos arrepender de nossos pecados para podemos alcançar o perdão de Deus. Precisamos nos arrepender daquela vida pecaminosa e deixá-la no livro de Atos 3.19 diz assim:

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Hoje convido você a fazer uma analise da sua vida, e rejeitar todo o pecado, e se achegar mais a Jesus, se arrependendo do pecado você alcançará o perdão e a graça de Deus, este é o primeiro passo para se alcançar a salvação, é impossível uma pessoa alcançar a salvação sem primeiro ter o ato de arrependimento de seus pecados.  

NECESSIDADE DO ARREPENDIMENTO
Temos que entender muito bem que o arrependimento é muito diferente de remorso. Veja bem o remorso nada mais é do que apenas um sentimento de culpa, o qual por muitas vezes conduz de uma forma sedutora o homem ate a morte, vejamos o que diz no livro de Mateus 27.1-10:

Ora, chegada a manhã, todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem; e, maniatando-o, levaram-no e o entregaram a Pilatos, o governador. Então Judas, aquele que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, devolveu, compungido, as trinta moedas de prata aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Responderam eles: Que nos importa? Seja isto lá contigo. E tendo ele atirado para dentro do santuário as moedas de prata, retirou-se, e foi enforcar-se.Os principais sacerdotes, pois, tomaram as moedas de prata, e disseram: Não é lícito metê-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue. E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo do oleiro, para servir de cemitério para os estrangeiros. Por isso tem sido chamado aquele campo, até o dia de hoje, Campo de Sangue. Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, a quem certos filhos de Israel avaliaram, e deram-nas pelo campo do oleiro, assim como me ordenou o Senhor.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Vemos claramente um grande exemplo Judas traio Jesus, e o seu sentimento foi de remorso o qual levou ele a cometer o ato pecaminoso do suicídio, vimos que ele se entristeceu por sua ação, pois não procura ou não consegue alcançar meios de se consertar. Claramente volto a alertar vocês sem o arrependimento não há salvação, isso é uma exigência espiritual para que seja gerado o ato do perdão e conseqüentemente a salvação, vejamos o que diz no livro de ll Coríntios 7.10:

Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz preço; mas a tristeza do mundo opera a morte.
(Tradução João Ferreira de Almeida)

Vimos que o remorso não é bom, por isso analise sua vida e se apegue mais a Deus, para que a regeneração e o arrependimento sejam produzidos na sua vida.

O QUE É ARREPENDIMENTO
Para você entender melhor o que seria o arrependimento podemos dizer que ele, é algo mais profundo que produz fruto para o bem, seria refletir sinceramente dos seus atos ou omissão, podemos finalizar dizendo que é a desistência, mudança de mente e de coração.

ÁREAS DE ARREPENDIMENTO
O arrependimento tem basicamente três áreas importantes para a vida cristã, seriam elas a mudança de mente como descreve I Coríntios 2.16, mudança espiritual e a mudança de prioridades, podemos dizer que a pessoa tem uma mudança nestas atitudes, que antes seria mundana e com o arrependimento passa a ser atitudes de uma vida cristã.

O PROCESSO DO ARREPENDIMENTO
Este processo seria uma operação da graça de Deus na vida do pecador, que tem como referencia Romanos 2.4, e todo o processo só é possível através de Cristo, quando os pecadores tomam a atitude de aceitar Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, que tem como referencia Atos 5.31. O processo do arrependimento seria o trabalhar do Espírito Santo na vida do pecador, que tem como referencia João 16.8.

O ARREPENDIMENTO PRODUZ CONVERSÃO
Podemos partir do seguinte principio a conversão seria quando o pecador deixa a vida nas trevas do pecado e do domínio de satanás para viver uma vida de luz e de bênção com Jesus, que tem como referencia Atos 26.18, então podemos dizer que seria a conversão uma grande mudança de vida.

A NECESSIDADE DA FÉ
Podemos começar explicando que é a fé que ata o grande relacionamento entre as pessoas e Deus, sem a fé não é possível agradar a Deus, pois ela nasce no coração das pessoas quando passam a conhecer a Jesus Cristo, isto é uma grande evidência da vida da pessoa que nasce de novo, que tem como referencia I João 5.1-5.

A ATUAÇÃO DA FÉ
As pessoas só poderão trilhar os passos da salva se houve a atuação da fé, pois é pela fé que alcançaremos a certeza da vida eterna, que tem como referencia João 3.15,16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário