EM DEFESA DA FÉ APOSTOLICA: COMENTÁRIO DOS PASTORES

teste

COMENTÁRIO DOS PASTORES


NESTE ESPAÇO VOCÊ PODERÁ ACOMPANHA O COMENTÁRIO DE DIVERSOS PASTORES COM OS MAIS VARIADOS TEMAS DA BÍBLIA. 


PORQUE OS CRISTÃOS FRACASSAM?
COMENTARISTA: PASTOR JOSUÉ GONÇALVES
O vaidoso é soberbo e a soberba é o caminho para o fracasso. Vamos colocar os versículos de modo positivo: A humildade precede a prosperidade e a singeleza do espírito; a ascensão. (Pv 16.18 invertido) O homem humilde gosta de quem o corrige; ele sempre pede conselhos aos sábios (Pv 15.12 invertido) Para prosperar e ter uma vida cristã frutífera e segura é preciso haver humildade, que se manifesta na busca por irmãos mais velhos que corrijam e forneçam conselhos sábios. Não será esta a causa do fracasso e dos escândalos causados por cristãos e muitos líderes? Por que caem em tentação? O que acontece que muitos não crescem, continuam como meninos na fé, mesmo depois de vários anos junto ao Corpo de Cristo? Por que algumas pessoas, que têm potencial, não avançam, não progridem, não vingam? Por que será que hoje, um número tão expressivo de líderes cedem à tentação e fracassam? O que está faltando hoje? Mentoria. Paternidade espiritual. Discipulado. Ou qualquer outro nome que você queira dar a um relacionamento em que um irmão conta com outro mais experiente para ajudá-lo e servi-lo. Quem é o seu mentor? Quem é o seu pai (mãe) espiritual? De quem você é discípulo? Eu sou da linha do pastor Abe Huber, que considero um mentor, através de seus livros e DVDs. Inclusive, nossa igreja está debaixo da visão do MDA, que foi idealizada pelo Pr. Abe Huber. Sabe qual é o segredo do sucesso desta visão? Discipulado um a um. Eu não acredito no sucesso de uma igreja em que o discipulado um a um não é incentivado. É muito importanque que haja sempre na igreja um ministrando sobre o outro. Um cuidando do outro. Um sendo parceiro espiritual do outro. Um pastor, um evangelista, um presbítero, um diácono, ou um membro que não está debaixo de um cuidado de mentoria ou discipulado não irá longe, não crescerá, não progredirá, não florescerá e caminhará solto.  Uma vida não discipulada não é vivida com responsabilidade. Uma vida não supervisionada não é vivida com segurança.  Você presta contas a alguém? Você faz isto com freqüência semanal, ou mesmo quinzenal? Pode ser até mensal. Alguém lhe pergunta sobre a sua vida financeira, seu ministério e vida familiar? Existe algum irmão (ou irmã no caso das mulheres) que ressalte a importância da vida devocional, que lhe pergunte sobre o tempo que você tira com Deus, em oração solitária, ou ainda quer saber como você lê a Bíblia devocionalmente. Quem o confronta? Não importa a posição eclesiástica do cristão. Seja o pastor sênior, o mais antigo, ou mesmo o cristão mais novinho, que se converteu ontem. Todos precisam da mentoria, da paternidade espiritual, caso contrário, problemas sérios se apresentarão, mais cedo ou mais tarde. Lembre-se de que: O homem vaidoso não gosta de quem o corrige; ele nunca pede conselhos aos sábios. (Pv 15.12 NTLH) Lembre-se ainda que a humildade precede a honra. Não fique sem ajuda, busque um mentor, hoje mesmo.



TEMA: O QUE VOCÊ É DETERMINA A SUA HISTÓRIA

COMENTARISTA: PASTOR SILAS MALAFAIA
Ao longo da Bíblia percebemos que a questão entre justos e ímpios é constante. A Palavra de Deus sempre enfatizou estas duas classes de pessoas. Existe, porém uma diferença fundamental entre elas: enquanto um grupo serve a Deus, as pessoas do outro grupo vivem como “ateus prático”, agindo como se Deus não existisse. Por que há tantos crimes? Por que tanta corrupção? Por que parece que o erro é premiado com a impunidade? Por que temos a sensação de que o justo sofre e o que não teme a Deus parece prosperar? São interrogações que já fizemos um dia e para as quais não obtivemos respostas satisfatórias. Baseado no Salmo 92 você poderá responder às perguntas acima e analisar temas como: o que é temer ao Senhor, quem pode ser considerado justo. 

TEMA: VENCENDO O PECADO
COMENTARISTA: PASTOR JORGE LINHARES
Mesmo como cristãos, continuamos sendo pecadores, porem libertos e livres do poder do pecado. No entanto é preciso estar sempre vigilante porque vivemos em um mundo onde o poder do mal impera, e a presença do pecado é real. A Bíblia adverte: “Aquele, pois que cuida estar de pé, olhe não caia” (l Coríntios 10.12).  
É preciso pois ter cuidado, evitar as más companhias e procurar sempre estar em contato com outros crentes e principalmente ser assíduo à igreja a fim de aprender acerca da Palavra de Deus. Buscar a Deus em oração constantemente e testificar da transformação alcançada através da salvação em Jesus.


TEMA: O QUE É A BATALHA ESPIRITUAL
COMENTARISTA: PASTOR JOÁ CAITANO
Os inimigos são fortes. Não se pode duvidar do que o inimigo mais audacioso é capaz de fazer para distrair o cristão, desmoralizar a sua fé, colocar dúvidas em seu coração e empecilhos em seu caminho.  Mas fiel é Deus que não há de desamparar os que o buscam.

TEMA: DEIXE  A PRESSA E VIVA MELHOR

COMENTARISTA:PASTOR SILMAR COELHO
Você é ou não uma pessoa apressada? Usa o tempo em benefício próprio ou vive escravizado pela tirania da urgência? Administra sua vida ou corre atrás do prejuízo o dia inteiro? Tem tempo para Deus e sua família ou nunca lhes dá atenção? Resolve os contratempos à medida que eles vão aparecendo ou se preocupa demais? Consegue tirar folga viajar parentes, freqüentar retiros, comemorar as datas especiais com a família, sentar junto ao mar ou debaixo de uma árvore e contemplar as estrelas ou trabalha sem cessar? Quando se está doente, a primeira coisa é detectar a enfermidade. Porém de nada adianta diagnosticar o problema se não se dispuser a tomar o remédio e mudar o modo de vida. Quem pensa que vai durar para sempre é um tolo. Quem acha que não precisa colocar limites sobre a correria que o trabalho, os compromissos e as responsabilidades impõem a qualquer momento sofrerá um enfarte. Quem esquece princípios básicos para um saudável, feliz e duradouro relacionamento familiar, sem demora, perderá sua família. Existem coisas que não esperam. O tempo corre inexoravelmente para levar todos para o caminho de todos os mortais. Ou se controla o tempo e se usa para a própria felicidade ou será esmagado debaixo do peso da preocupação do ativismo.    


TEMA: O CRESCIMENTO DE QUEM NASCER DE NOVO
COMENTARISTA: PASTOR  WALMIR COHERN
Toda vida cristã se inicia com o novo nascimento, que acontece com o arrependimento, o perdão dos pecados e a tomada de posição para mudança de vida. À medida que a pessoa vai conhecendo a Deus por meio da Sua Palavra, ela vai crescendo na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo.  O cristão é pois, santificado pelo sangue de Jesus, que foi derramado na cruz, lavando pela Palavra e selado, isto é marcado pelo Espírito Santo para o dia da redenção.

TEMA: FALANDO ACERCA DO CARÁTER
COMENTARISTA: PASTOR JOSUÉ GONÇALVES
Dentre os homens que deixaram seus nomes nos anais da história por causa do seu caráter, podemos citar Gandhi, líder da Índia. Segundo ele, existem sete coisas que podem nos destruir. A consciência nos ensina que os fins e os meios são inseparáveis. Os fins justificam os meios. Então o que pode destruir o homem?   Riqueza sem trabalho. Prazer sem consciência. Conhecimento sem caráter. Comércio sem moralidade. Ciência sem humanidade. Adoração sem sacrifício. Política sem princípios. Veja como cada uma representa um fim atingido mediante meios sem princípios ou sem valores. Um homem com deformidade de caráter, não consegue construir uma historia digna de ser contada. 

TEMA: A BÊNÇÃO E A VIDA EM SEUS LÁBIOS É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA
COMENTARISTA: PASTOR MARCIO VALADÃO
Podemos acreditar que aquilo que Deus faz é demais para nós. Podemos pensar que somos premiados por Deus pela nossa capacidade, porque somos bonzinhos ou porque merecemos. Mas não é bem assim. Tudo o que o Senhor nos concede é pela sua graça. Não recebemos e não somos aceitos por Ele pelo nosso desempenho. Absolutamente não. Há um texto da palavra que enche o nosso coração e confirma esta verdade. Paulo assim afirmou: “Para o louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado”. Somos aceitos no Amado, isto é somos aceitos por meio de Jesus Cristo. Se meditamos em Isaías 61, a partir do versículo 3, perceberemos que é possível para os que estão de luto trocarem as cinzas do lamento por coroa, o choro compulsivo pelo óleo da alegria, o espírito angustiado pelas vestes de louvor. Aqueles que estão sendo jogados de um lado para o outro, sem muitas raízes, serão chamados carvalhos de justiça, com raízes profundas e fruto s de justiça, plantados pelo Senhor, para o louvor da sua gloria. E conseqüentemente: “Edificarão os lugares antigamente assolados, restaurarão os de antes destruídos e renovarão as cidades arruinadas, destruídos de geração em geração”. (verso 4 de Isaías 61). Mas como é possível fazer isso? A resposta é: quando eu escolho abençoar. A palavra nos revela de uma forma bem clara: abençoar, abençoar. Comece abençoando a sua vida. “Eis que será abençoado o homem que teme ao Senhor”. (Salmo 128.4). O que Deus mais deseja é que sejamos bênçãos e abençoadores. Assim sendo que Deus então o abençoe! E mais. Sê tu uma bênção.  


TEMA: A OPORTUNIDADE DA SEGUNDA CHANCE
COMENTARISTA: PASTOR SAMUEL CÂMARA
 No estádio Rose Bowl, o mesmo onde o Brasil sagrou-se tetracampeão de futebol, o Tech Golden Tornado da Geórgia teve uma inusitada vitória de 8 X 7 sobre os Golden Bears da Califórnia, no futebol americano, nos idos de 1929. A margem de vitória veio de uma jogada no primeiro tempo, quando ainda nenhum dos dois tinha marcado. O Tech tinha a bola em seu próprio campo, mas errou o alvo. Roy Riegels, zagueiro central do Califórnia e capitão do time, apanhou a bola e partiu para a linha de gol do Geórgia. Mas depois de alguns passos, ficou desorientado, talvez por ter levado uma pancada, girou em volta e rumou para a sua própria trave. Setenta mil torcedores aturdidos assistiam enquanto Roy corria contra o seu próprio gol. Um de seus colegas de equipe o perseguiu, e finalmente o alcançou, agarrando-o a uns 30 centímetros do gol. Desapontado demais, Roy caiu no chão, tirou seu capacete e mostrou seu desalento. O Califórnia tentou reverter a situação, mas o Geórgia interceptou o chute, marcando 2 pontos de diferença, assegurando-se da definitiva margem de vitória. O intrigante no caso não é o longo caminho errado percorrido, mas sim o fato de o treinador Price ter escalado Roy Riegels para o segundo tempo, avisando ao time que a mesma equipe que tinha jogado no primeiro tempo jogaria no segundo. No vestiário, sentado num canto, Roy estava com uma manta por sobre a cabeça e a face amparada nas próprias mãos, inconsolável, chorando como um bebê. Porém, Roy pareceu não ter ouvido seu treinador, nem respondeu à situação. Então Price foi até ele, pôs as mãos sobre os seus ombros e disse: “Roy, levante-se e volte. Foi só o primeiro tempo da partida que acabou”.  Price deu a Roy uma segunda chance. E uma segunda chance é tudo o que muitos precisam para recomeçar a vida. Do mesmo modo, não raras vezes o Senhor Deus nos concede uma segunda chance. Eu diria até que o Senhor é o Deus da segunda chance. Lembro-me de Pedro. Impulsivo, falante, parecia tudo poder, mostrava-se forte; mas por três vezes negou que conhecia Jesus. Aliás, o próprio Jesus havia predito que ele o trairia. Pedro, impulsivamente como sempre, jurou que isso jamais aconteceria. Mas aconteceu! Pedro desabou, chorou amargamente, desistiu de lutar. Quando Jesus ressuscitou, ao encontrá-lo na beira do Mar da Galileia, não o censurou. Pedro negara a Jesus três vezes diante de uma fogueira. Jesus constrói uma fogueira para fazer frente às “chamas da negação” que ainda ardiam na alma de Pedro. Então, por três vezes Jesus lhe perguntou: “Pedro, tu me amas?”. Saindo daquele encontro, depois de reafirmar o seu amor pelo Senhor, Pedro teve a sua segunda chance e foi transformado num dos maiores líderes cristãos da história. Maria Madalena fora uma prostituta. Ao encontrar-se com Jesus, teve a vida transformada. Apostara toda a nova vida na construção de um reino eterno, o do Messias. Mas Jesus morre. Parecia tudo acabado. Sem futuro, talvez temesse voltar à velha vida. Mas ela vai ao túmulo para levar unguentos, pois, assim como os outros discípulos, não acreditava que Jesus ressurgiria dos mortos. Achou o túmulo aberto, sem o corpo. Então Jesus lhe apareceu. Pensando ser o jardineiro, ela pediu que lhe mostrasse onde colocaram o corpo do Senhor. Nessa hora, Jesus lhe chamou pelo nome: “Maria!” Que doce! Ela tinha um nome. Sabia que tinha agora uma segunda chance. Depois disso, ela se tornou a primeira mensageira da ressurreição do Senhor Jesus. Davi era um simples pastor em Israel. Sensível de coração, era poeta, cantor e salmista; mas também tinha a fibra de um guerreiro. Numa batalha quase perdida, venceu o gigante Golias. Depois, tornou-se rei de Israel. Ele tinha tudo: fama, poder, riquezas... e mulheres. Mas um dia, falhou fragorosamente: seduziu e engravidou a mulher de um general do seu exército. Com medo de ser descoberto, urdiu uma trama para matá-lo. E conseguiu. Ele pensou que tudo estava resolvido. Mas Deus o confrontou por intermédio de um profeta. Todo o povo ficou sabendo. Ele virou motivo de escárnio. Mas se arrependeu, pediu perdão a Deus, e teve a sua segunda chance. Depois disso, acertou o passo e compôs maravilhosos salmos sobre a misericórdia de Deus. Há, porém, os que não buscam uma segunda chance. São como Judas. Depois de trair a Jesus, em vez de arrependimento, sentiu apenas remorso. Em vez de pedir perdão, saiu para enforcar-se. Você pode reagir como Pedro, Madalena ou Davi. Ou pode sucumbir como Judas. Mas saiba que Deus está pronto a dar-lhe uma segunda oportunidade. Porque, independentemente de seu erro, ou da sua atitude pecaminosa, o Senhor é o Deus da segunda chance. Portanto, levante-se, busque a Deus, pois ainda há esperança! Deus ama você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário